O Campeonato Sul-Americano Rubik’s WCA 2022 é uma competição de cubo mágico, reconhecida pela World Cube Association (WCA) e organizada pela Associação Brasiliense de Cubo Mágico (ABRACM), a ser realizada em Brasília durante os dias 22 a 24 de julho de 2022, reunindo os melhores cubistas de todo o continente para uma intensa disputa de três dias.

Na competição, serão disputadas todas as dezessete modalidades oficiais da WCA, que vão desde o cubo mágico tradicional até modelos com mais camadas, como o 6×6 e o 7×7. Quebra-cabeças de outros formatos, como pirâmides ou dodecaedros, e a resolução de cubos mágicos vendados, em menos movimentos ou com apenas uma das mãos também estarão presentes no evento.

O formato da competição é bem simples: na maioria das modalidades, os competidores têm algumas tentativas para resolver o quebra-cabeça o mais rápido possível. Avançará para as próximas rodadas e vencerá a final aquele que tiver a menor média de tempo entre todos. Nas modalidades vendadas, será o vencedor aquele que fizer a tentativa mais rápida.

O Campeonato Sul-Americano Rubik’s WCA 2022 será também, além da competição continental, o Campeonato Brasileiro 2022, laureando os melhores competidores do Brasil para o presente ano.