Brasília, capital do Brasil, apesar da “pouca idade”, é cheia de história. Sua fundação se deu em 21 de abril de 1960. Esse é considerado um marco tão importante quanto a Independência e a Proclamação da República.

A cidade foi construída em menos de 4 anos, no meio do cerrado, contando com um projeto modernista, na época do então presidente Juscelino Kubitschek. Além de histórica, a construção de Brasília fomentou o desenvolvimento no interior do país.

Oscar Niemeyer foi o responsável por projetar as principais edificações da cidade, como Palácio do Planalto, o Congresso Nacional, Catedral de Brasília (primeiro monumento a ser criado na capital), dentre outros.

Brasília é patrimônio cultural da humanidade, reconhecida pela UNESCO. A cidade é considerada uma cidade-arte, ou seja, a arte é a própria cidade. Além de ser o centro de poder no país é encantadora pelos monumentos pautados pela liberdade de formas, estética e leveza, que dividiram a história da arquitetura brasileira em antes e depois.

O projeto urbanístico de Brasília, projetado por Lucio Costa, teve sua forma inspirada numa cruz. No entanto, o formato é popularmente comparado ao de um avião.